fbpx

O Que Patrimônio Financeiro e Criar Galinhas Podem Ensinar

Você já pensou como faz o seu patrimônio financeiro aumentar?

\"patrimônio

Como planejador financeiro pessoal penso muito sobre isso e como o meu mindset pode impactá-lo. Há pouco li esse texto do @hardingwealth, achei muito interessante a forma de pensar e como adoro analogias solicitei para postar aqui.

.

Tradução livre realizada por mim.

.

Eu tenho pensando muito sobre galinhas. Acompanhe no meu pensamento por um instante…

Vamos supor que todos recebem uma galinha. E essa galinha bota ovos.

As pessoas precisam comer e galinhas são a única fonte de comida.

Algumas pessoas matam suas galinhas e aproveitam uma boa refeição, cheia de alegria por alguns dias. Mas depois de algum tempo ficam sem nada.

Outras pessoas deixam as galinhas botarem ovos todos os dias e se alimentam deles. Eles não ficam saciados com os ovos, mas os ovos vão fazer com que sobrevivam até a galinha morrer. Então, quando a galinha morre, eles comem a galinha, tem uma bela refeição e ficam sem comida.

Mas existem outros tipos de pessoas, eles não comem todos os seus ovos, eles deixam que alguns prosperem deixando que as galinhas choquem os ovos e provenham alguns pintinhos – eles sentem vontade de sacrificar sua galinha mas não o fazem – esses pintinhos crescem, botam mais ovos, e o processo se torna exponencial. Nesse momento, algumas galinhas botam ovos para comer, outras chocam ovos para nascerem mais pintinhos, algumas são abatidas para serem comidas também. Aqueles dias no início foram duros, mas eles foram necessários para um futuro próspero.

Conclusão:

Olhando por uma perspectiva de investimento, há pontos para ensinar nessa história:

  1. Se você recebeu um recurso (um monte de dinheiro, por exemplo), a pior coisa a se fazer é gastar tudo de uma vez (como na história acima de logo matar e comer a galinha);
  2. Uma outra forma é investir o seu recurso e com o resultado dele gastá-lo (dividendos, juros, aluguéis, etc = ovos);
  3. A melhor coisa a se fazer é reinvestir o que foi gerado do investimento principal, que é o princípio dos juros compostos (sua galinha produz ovos, que se tornam outras galinhas, que produz ovos e se tornam outras galinhas, etc);
  4. Para concluir, as pessoas que entendem como otimizar seus recursos vão sempre compreender isso.

A alocação do patrimônio é tão importante quanto a disseminação do conhecimento das pessoas que constroem a riqueza. Ensine as pessoas a serem boas produtoras de galinhas.

Thanks @hardingwealth

————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

O que acharam?

Concordo com o autor que como que a maneira que alocamos nosso patrimônio financeiro é menos importante do que a construção da riqueza. Para ter essa construção é preciso controle e planejamento no longo prazo.

Como você tem construído sua riqueza? Tem “criado” galinhas ou apenas aproveitado os recursos no presente?

Veja também: 8 motivos para ter um planejador financeiro pessoal

#patrimonio #contodasgalinhas #investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.